Manual do Usuário  

     Introdução
 1. Grade e símbolos
 2. Materiais
 3. Seções transversais
 4. Linhas de gabarito
 5. Pilares
 6. Vigas
 7. Lajes
 8. Paredes
 9. Apagando elementos
 10. Carregamentos
 11. Aplicando forças
 12. Geração de malha
 13. Processando o modelo
 14. Resultados
 15. Condições de uso

Carregamentos

A aplicação de forças sobre os elementos estruturais do pavimento (vigas e lajes, para o presente caso) é organizada por meio da definição de Carregamentos Básicos e Combinações de Carregamentos. Ambos podem ser definidos por meio de comandos que se tornam acessíveis por meio do botão "Carreg. Básicos e Combinações".

A parte superior do controle é utilizada para definição de Carregamentos Básicos, sendo a parte inferior associada à criação de Combinações de Carregamentos. Os Carregamentos Básicos servem para agrupar conjuntos de força a serem aplicadas em diferentes elementos estruturais. Para sua definição, basta indicar um nome.

As Combinações de Carregamentos constituem a associação de carregamentos básicos, os quais são multiplicados por fatores numéricos, sendo utilizados para a consideração simultânea de forças de carregamentos básicos diversos, de acordo com as normas baseadas em estados limites últimos e de utilização. A definição de uma Combinação de Carregamento é realizada por meio de uma janela de dialogo específica:

Na parte inferior da janela de controle, é possível verificar a composição de uma dada combinação.

Voltar ao topo da página