As instalações ocupadas atualmente pelo departamento incluem salas de aula, auditório, laboratórios, salas de professores, salas para alunos de pós-graduação e setores de administração, totalizando aproximadamente 3.800m2 de área construída. O edifício sede do departamento que, desde junho de 1994 passou a ser Departamento de Engenharia de Estruturas, recebeu a denominação de "Miguel Carlos Stamato" e localiza-se na face norte do campus.

Graças às iniciativas de captação de recursos financeiros junto aos órgãos de fomento à pesquisa e de apoio aos cursos de pós-graduação, bem como às rendas industriais auferidas da prestação de serviços à comunidade, o patrimônio vinculado ao departamento tem experimentado um considerável e contínuo incremento, tanto no tocante às suas instalações como no acervo de equipamentos.

Foram construídas salas adicionais para bolsistas, adquiridos equipamentos de informática, montagem do laboratório de micros e a instalação do sistema de rede estruturada no departamento. No ano de 1998, foram instalados os servidores centralizados otimizando a utilização da rede interna e externa dos computadores do SET.

As atividades de ensino, pesquisa e extensão contam com a estrutura oferecida pelos Laboratórios de Estruturas (LE), Laboratório de Madeiras e Estruturas de Madeira (LaMEM) e os mais recentes avanços tecnológicos da informática são disponibilizados aos seus alunos, docentes e pesquisadores por meio do Laboratório de Informática e Mecânica Computacional.

Desta forma, o Departamento de Engenharia de Estruturas encontra-se atualmente servido por ótimas condições de infraestrutura para a realização de suas atividades.

FONTE: CALIL JR., C.; MINATEL, M. N.; RODRIGUES, R. A. J. (Org.). 50 Anos do SET: nossa história, nossa gente. São Carlos: 2009.

 

Em Construção

O Laboratório de Estruturas (LE), fundado em 1957 pelo Prof. Dante Martinelli, realiza ensaios em estruturas de concreto, metálicas, alvenaria e materiais compostos. Os trabalhos podem ser feitos no próprio Laboratório ou no campo, como provas de carga em edifícios, pontes e outras estruturas. Conta com instalações e equipamentos que o colocam como um dos mais bem aparelhados do Brasil, sendo de nível equivalente aos laboratórios de algumas das mais respeitadas instituições estrangeiras. O galpão principal de ensaios possui ponte rolante industrial com capacidade para 6 toneladas. A laje de reação tem comprimento útil de 26m e largura variável entre 5,60m e 10,60m, permitindo a realização simultânea de diversos ensaios, utilizando vários pórticos de reação e atuadores servo-hidráulicos, os quais são assistidos por duas bombas hidráulicas de alta vazão. Equipamentos de última geração compõem o parque de equipamentos do Laboratório, como equipamentos de ensaios servo-hidráulicos de 2.500kN, 1.500kN, 500kN e 100kN, sistemas de aquisição de dados estáticos e dinâmicos e forno para ensaio de elementos estruturais em situação de incêndio, com dimensões em planta de 3,5m x 4,5m e com altura de 1,5m.

Em Construção

O Laboratório de Informática e Mecânica Computacional “Professor Wilson Sergio Venturini” (LIMC) atua dando suporte ao uso de recursos computacionais a docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da EESC, tanto no âmbito do ensino quanto no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à Engenharia de Estruturas. Sua infraestrutura conta com uma sala de ensino informatizado com vinte computadores, clusters com diversos nós de processamento e sala de manutenção de hardware. 

Em relação ao ensino, na sala de ensino informatizado os alunos de graduação e pós-graduação recebem treinamento para a utilização de softwares de análise de estruturas assim como outros tipos de programas computacionais para simulação numérica. Também são ofertados cursos sobre  linguagens de programação, visando o aprimoramento dos alunos de pós-graduação, visando principalmente o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de simulação numérica. 

No que diz respeito ao suporte à pesquisa, os clusters do laboratório permitem que os pesquisadores e pós-graduandos possam realizar simulações em mecânica dos sólidos e das estruturas, mecânica dos fluidos e problemas multifísicos, utilizando tanto softwares comerciais quanto códigos computacionais desenvolvidos no próprio departamento. Desta forma, o Laboratório de Informática e Mecânica Computacional do Departamento de Engenharia de Estruturas colabora ativamente com a publicação de diversos trabalhos científicos em periódicos internacionais, os quais colocam o SET como um importante centro de pesquisas relacionadas ao tema no nosso país.