Manual do Usuário  

     Introdução
 1. Grade e símbolos
 2. Materiais
 3. Seções transversais
 4. Linhas de gabarito
 5. Pilares
 6. Vigas
 7. Lajes
 8. Apagando elementos
 9. Carregamentos
 10. Aplicando forças
 11. Geração de malha
 12. Processando o modelo
 13. Resultados
 14. Condições de uso

Geração de malha

Para poder realizar o processamento do modelo é necessária a geração da malha de elementos finitos do modelo. Para tanto, o usuário pode acessar as funcionalidades específicas por meio do botão "Geração de malha" localizado no topo da janela principal.

O controle para geração de malha apresenta uma caixa para inserção do tamanho do pé-direito do pavimento, e uma caixa de opções por meio da qual o usuário deve informar o nível de refinamento da malha.

Neste ponto, é importante comentar como é feita a consideração do pavimento e as condições de vinculação adotadas no modelo. Levando-se em consideração que o programa visa a análise de um pavimento de edifício, sendo que o mesmo apresenta um conjunto de pavimentos tipo de mesma configuração, o programa utiliza para a representação do modelo físico um único pavimento, considerando os pilares do pavimento com metade de sua altura tanto abaixo quanto acima do nível do pavimento, e adotando-se vínculos de simetria nas extremidades destes trechos de pilares, conforme indicado a seguir.

Dependendo do tamanho das malhas a serem geradas, o processo pode levar algum tempo, de forma que uma janela de diálogo com uma barra de progressão indica o estágio em que se encontra o procedimento.

Segue um exemplo de uma malha gerada para um dado pavimento.

Voltar ao topo da página