Manual do Usuário  

     Introdução
 1. Grade e símbolos
 2. Materiais
 3. Seções transversais
 4. Linhas de gabarito
 5. Pilares
 6. Vigas
 7. Lajes
 8. Apagando elementos
 9. Carregamentos
 10. Aplicando forças
 11. Geração de malha
 12. Processando o modelo
 13. Resultados
 14. Condições de uso

Carregamentos

A aplicação de forças sobre os elementos estruturais do pavimento (vigas e lajes, para o presente caso) é organizada por meio da definição de Carregamentos Básicos e Combinações de Carregamentos. Ambos podem ser definidos por meio de comandos que se tornam acessíveis por meio do botão "Carreg. Básicos e Combinações".

A parte superior do controle é utilizada para definição de Carregamentos Básicos, sendo a parte inferior associada à criação de Combinações de Carregamentos. Os Carregamentos Básicos servem para agrupar conjuntos de força a serem aplicadas em diferentes elementos estruturais. Para sua definição, basta indicar um nome.

As Combinações de Carregamentos constituem a associação de carregamentos básicos, os quais são multiplicados por fatores numéricos, sendo utilizados para a consideração simultânea de forças de carregamentos básicos diversos, de acordo com as normas baseadas em estados limites últimos e de utilização. A definição de uma Combinação de Carregamento é realizada por meio de uma janela de dialogo específica:

Na parte inferior da janela de controle, é possível verificar a composição de uma dada combinação.

Voltar ao topo da página